MUSEUFOLCLORE_LOGO_BALAIO_VERT.png

A Balaio Galeria carrega as artes criadas a partir de suas identidades, sejam elas nascidas no Vale do Paraíba ou que aqui se propuseram fazer morada. Com o objetivo de dar visibilidade aos artistas e suas obras, se propõe a ser um espaço de fortalecimento, autonomia e estímulo à geração de renda. A iniciativa é realizada pelo Museu do Folclore de São José dos Campos.

Logo Museu_SIGLA_vertical.png

O Museu do Folclore de São José dos Campos é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), que funciona nas dependências do Parque Roberto Burle Marx (Parque da Cidade). Sua missão é desenvolver ações de salvaguarda, divulgação, formação e informação, valorizando o folclore da região de São José do Campos, Vale do Paraíba e Litoral Norte; e contribuindo para o fortalecimento da identidade cultural e formação da cidadania. A gestão é executada pelo Centro de Estudos da Cultura Popular por meio de termo colaborativo.

CECP-LOGO.png
MUSEUFOLCLORE_LOGO_BALAIO_ICONE-COR.png

O Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, criada em agosto de 1998, por integrantes da extinta Comissão de Folclore da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, de São José dos Campos.

A instituição tem como finalidade estudar, pesquisar, difundir, valorizar e estimular todos os patrimônios, material e imaterial, e toda expressão da cultura popular .

Atua na elaboração e execução de projetos, assessoria e orientação técnica e científica, garantindo uma conduta museológica com o principal objetivo de desenvolver políticas de salvaguarda do patrimônio cultural material e imaterial. É a atual gestora do Museu do Folclore.

Pesquisa e produção – Renata Sparapan

Apoio de pesquisa e revisão de texto – Tiane Tessaroto

Revisão de pesquisa – Angela Savastano

Estagiária - Marcela de Souza

Edição e design gráfico – Renata Sparapan

Fotografias – Acervo do Museu e Renata Sparapan

Apoio departamento museologia - Mariana Boujadi e Janice Chaves

Departamento de Comunicação – Avelino Israel – jornalista  e Agência NTZ

Gestão Museu do Folclore – Francine Maia

Regua_MuseuFolclore.jpeg
TERMO E CONDIÇÕES
DE USO DO SERVIÇO