
EMPAPELAMENTO
EUNICE COPPI

A mineira joseense
Eunice é mineira, nascida em Sabará e vive na cidade de São José dos Campos desde que tinha cerca de 12 anos. Depois de tantos anos e vivências na cidade, se considera uma joseense de coração.
Suas peças possuem uma forte relação com a infância passada em Minas Gerais e as raízes negras. Criada por sua avó, Eunice cresceu em um quintal repleto de árvores, hortas, córregos, pescas, músicas e brincadeiras. Quando criança, produzia os próprios brinquedos com materiais que estavam disponíveis no entorno, o que fazia com que sua criatividade aflorasse desde muito nova.


A criatividade pulsa
O barro era uma fonte inesgotável para as brincadeiras. Enquanto outras crianças modelavam panelas e utensílios, Eunice desejava fazer bonecos inspirados no Bloco de Carnaval “Mundo Velho”, de Sabará. Logo na infância, já sentia a necessidade de se expressar modelando.
Com o passar dos anos e vinda para o Vale do Paraíba, o barro, junto com as tintas, continuavam sendo matérias-primas para suas obras. Representando personagens que compunham várias de suas lembranças, a partir das memórias, a artista (re)criava sua identidade em esculturas e pinturas.
A chegada do papel
Em determinado período, Eunice começa a ter contato com o papel e transforma seus processos artísticos e técnicas, criando obras que compõem atualmente um acervo com mais de 2 mil peças. A temática varia entre os conhecidos personagens, cenas, manifestações e criações, compostas por uma inspiração que parece não ter fim.
Mais do que uma artista popular, Eunice Coppi é uma contadora de histórias, que faz da vida sua inspiração, do papel sua voz e da goma sua memória.


A técnica de empapelamento
Eunice aplica a técnica de empapelamento, usando goma feita com água e polvilho azedo. Embebeda diversos tipos de papéis, transformando em rolete ou amassando. A partir de camadas, modela as peças e depois pinta com tinta látex e verniz.
Durante a feitura dessas camadas, é necessário que cada uma esteja devidamente seca para começar a outra, tornando, assim, o processo demorado. Algumas peças chegam a levar meses para chegar ao final de todas as etapas.
O ateliê de Eunice é caracterizado por diversas obras dispostas pelos cômodos. Além das esculturas em papel, também é possível encontrar pinturas, máscaras, peças em barro e uma quantidade significativa de plantas! Um lugar acolhedor que pulsa arte por todos os cantos.
Eunice Coppi participa de exposições em Museus e Centros Culturais, além de eventos presenciais e virtuais. Também ministra aulas e oficinas sobre a técnica do empapelamento. Entre em contato e se encante com sua arte!
















|Todas as imagens desta página são do arquivo pessoal de Eunice|